segunda-feira, 18 de abril de 2011

Pensando em Abrir um Negócio Proprio?


Amway: sucesso, polêmica e oportunidades

por Sergio Buaiz


Em novembro, a segunda maior empresa de vendas diretas do mundo completa 15 anos de atuação noBrasil. Com um discurso mais comedido e sustentável do que a euforia exagerada dos anos 90, a pioneira do marketing multinível retomou o crescimento local, agora em bases sólidas. 

E não era sem tempo. Reconhecida pela qualidade superior dos seus produtos, a Amway jamais recuou diante dos desafios. Desde a sua fundação, em 1959, foi uma companhia desbravadora, defendendo causas importantes e introduzindo conceitos que, hoje, fazem parte do nosso dia-a-dia, tais como a preservação do meio-ambiente, a responsabilidade social, a livre-iniciativa, entre outros. 

Histórico de sucesso – Quando os jovens Jay Van Andel e Rich DeVos criaram o plano de vendas e comercialização da Amway, tinham o objetivo de oferecer a qualquer pessoa a oportunidade de formar um negócio próprio, ao vender produtos exclusivos e também ao compartilhar a mesma oportunidade. Uma idéia aparentemente simples, que originou uma companhia gigantesca. Em 2005, o grupo que incorpora a Amway registrou um faturamento de 6,4 bilhões de dólares, com operações em mais de 80 países e territórios. 

O que ela vende? Alimentos, cosméticos, produtos de limpeza e cuidados pessoais, sendo que a tendência é concentrar esforços para fortalecer as marcas Nutrilite (suplementos vitamínicos) e Artistry (antienvelhecimento). 

Hoje, a empresa orgulha-se de ser a maior produtora mundial de suplementos vitamínicos e minerais orgânicos, 100% naturais, desde o tratamento do solo, do processo de preparação da terra e combate de pragas. Além da matriz sediada em Ada, Michigan, a Amway possui quatro fazendas – duas nos Estados Unidos, uma no México e a maior delas no Brasil (Ceará) – onde produz matéria-prima para suas vitaminas. 

Oportunidade real – E aquela história de virar diamante e ficar rico, funciona mesmo? Sim, filtrando os excessos e a irresponsabilidade de algumas pessoas que promoviam o negócio como enriquecimento rápido e fácil, a Amway oferece a oportunidade real de desenvolver uma organização de vendas independente, expansível pelo Brasil e pelo mundo. Aliás, esse foi e continua sendo o seu maior diferencial competitivo. 

Assim como outros sistemas legítimos de marketing multinível, a Amway oferece condições para qualquer pessoa desenvolver um negócio de base domiciliar e altamente rentável. Não há pré-requisitos, além da própria vontade de crescer. Basta adquirir um kit de negócios com produtos e materiais de apoio, assinar um contrato de distribuição como empresário independente e participar dos treinamentos oficiais da companhia para aprender como se faz. Com trabalho e dedicação, os resultados aparecem. 

Infelizmente, muitas pessoas ainda guardam preconceitos sobre algo que ouviram, tipo: “O amigo do meu vizinho entrou para a Amway e não ficou rico” – não importando se ele seguiu as regras ou mostrou empenho. Outras, naturalmente desistiram pelo caminho, por falta de visão, interesse ou comprometimento. Porém, para aquelas que analisaram a oportunidade com seriedade e trabalharam ao longo dos anos, o progresso foi considerável. 

É o caso do administrador de empresas Fábio de Souza Neto, que alcançou a qualificação de Duplo Diamante, com negócios espalhados pelo mundo. “Apesar de ter viajado para diversos países, não tinha ouvido falar do marketing de rede. Assim, busquei mais informações para sanar minhas dúvidas”, declarou. 

Hoje, quem busca a Amway tem um perfil muito diferente daqueles que iniciaram o negócio no Brasil. Não há mais aquele discurso de “pioneirismo”, como se os primeiros tivessem a garantia de ganhar mais (outro mito do marketing multinível). A Amway, pelo contrário, tem como principal virtude a solidez de uma companhia estabelecida há mais de uma década, com produtos de qualidade comprovada, tecnologia de ponta e um histórico de sucesso no mundo, o que garante ao empreendedor um crescimento sem sobressaltos. 

Vale destacar que a Amway é uma das poucas companhias de marketing multinível filiadas à Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD – 
www.abevd.org.br), entidade que reúne empresas éticas e unidas pelo objetivo de desenvolver relações de qualidade com os diversos setores do governo, associações de defesa do consumidor e com as comunidades nas quais atuam – motivo de orgulho para seus empresários.

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matéria incluída em: 07/11/2006


Foto do autor
Sergio Buaiz é especialista em Marketing de Rede e membro do Comitê de Relações Acadêmicas da ABEVD – Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas. Autor dos livros "Multiplicando Bem-Estar", "Pai-Líder" e "Marketing de Rede".
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